Portugal venceu de forma folgada São Tomé e Príncipe, por 147-8, no primeiro jogo do torneio de basquetebol feminino em sub-16 dos Jogos da CPLP, em Mafra.

Em declarações ao SAPO Desporto, a selecionadora portuguesa lamentou o 'fosso' acentuado entre os dois conjuntos. «Já estava à espera de um nível mais baixo que o nosso e que tivessemos algumas facilidades em fazer este jogo. Estava à espera também que fossem mais atléticas, fisicamente não são más, mas nos fundamentos técnicos ainda lhes falta muita coisa. E, por isso, o resultado foi tão desnivelado», afirmou.

«Para nós não é um bom jogo, porque às vezes não se aprende muito, mas tinhamos que o fazer e fizemo-lo bem feito. Relativamente ao que pedimos, conseguiram cumprir», frisou, recusando facilitismos da sua equipa: «Não podemos tirar o pé do acelerador, não é a nossa forma de estar.»

Sobre os objetivos para esta competição, Ana Neves coloca a fasquia alta para as suas jogadoras: «Não conheço bem as outras equipas. Angola e Brasil poderão estar ao nosso nível, mas temos como objetivo ganhar os Jogos da CPLP».

Já Kweku de Ceita, selecionador de São Tomé e Príncipe, lamentou a inexperiência das suas atletas. «Perdemos por 147-8, mas compreende-se porque esta é uma seleção muito jovem. Foi formada apenas em setembro do ano passado. Nunca tinham jogado antes, razão pela qual o nosso nível é baixo. Hoje jogámos com uma equipa muito bem formada e com experiência», explicou.

A motivação da equipa santomense poderá ser afetada por uma diferença pontual tão acentuada, mas o treinador relativizou os números do desaire desta sexta-feira. «Durante a preparação já estavam informadas de que isto poderia acontecer, por isso elas continuaram animadas mesmo sofrendo muitos pontos», rematou.