A seleção portuguesa de sub-16 de basquetebol feminino voltou a vencer no primeiro dia dos Jogos da CPLP.

No pavilhão do complexo desportivo de Mafra, onde decorre a oitava edição deste evento, Portugal impôs-se à seleção de Moçambique por esclarecedores 91-23, num jogo que contou com uma boa assistência nas bancadas. Foi a segunda vitória na prova, depois de ter derrotado esta manhã a seleção de São Tomé e Príncipe (147-8).

A superioridade da equipa comandada por Ana Neves nunca esteve em causa, já que ao intervalo Portugal já vencia por 50-11. Em destaque na equipa das quinas estiveram Simone Costa e Carolina Bernardeco, autoras de 18 e 17 pontos, respetivamente.

Quanto à equipa de Moçambique, treinada por Lucília Caetano, o esforço não chegou para colocar dificuldades de maior aos anfitriões. Ainda assim, é de realçar a prestação de Yara Janasse, com oito pontos.

Os VIII Jogos Desportivos da CPLP decorrem de 7 a 15 de julho, no concelho de Mafra. São esperados perto de 900 jovens atletas, que vão competir nas modalidades de andebol masculino, atletismo masculino e feminino e atletismo para pessoas portadoras de deficiência, basquetebol feminino, futebol masculino, ténis masculino e feminino, voleibol de praia masculino e feminino.

Paralelamente aos jogos, haverá ainda várias atividades culturais, envolvendo as comunidades locais e os atletas. Esta é a segunda vez que Portugal acolhe este evento. A primeira foi em 1992, na sua primeira edição, precisamente há 20 anos, que contou com a participação de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.