Angola voltou a perder no torneio de andebol, nos VIII Jogos Desportivos da CPLP. Os rapazes de Antero Lundungo foram surpreendentemente derrotados por São Tomé e Príncipe por 22-16, depois de ontem terem perdido por 43-16 frente a Portugal.

Ao intervalo a formação angolana já perdia por 12-15 mas com o decorrer do jogo, aumentou a pressão de ganhar, o que obrigou a equipa a ser mais agressiva. Esta agressivididade fez com que Angola sofresse várias penalizações de dois minutos, aproveitada por São Tomé para ir dilatando a vantagem no marcador.

São Tomé e Príncipe mostrou-se mais eficaz e foi controlando o resultado, fixado em 26-22. Do lado angolano, destaque para José Kilumba e Luís Neto, autores de cinco golos cada. Na formação santomense Valdemar Santos esteve em grande evidência, ao marcaar oito golos. Adriano Andrade com sete e Fábio Quaresma com seis também ajudaram na vitória de São Tomé e Príncipe.

Antero Lundungo, treinador da formação angolana, justificou a derrota com a inexperiência dos seus atletas e pelo facto de muitos deles terem ainda 13 e 14 anos. O selecionador angolano frizou que o importante nesta competição é ganhar experiência internacional, para futuros embates dos angolanos.

Do lado santomense a alegria era visível. Depois do apito final, os jogadores e técnicos festejaram a vitória de forma efusiva, um triunfo que lhes permite sonhar com as medalhas. O selecionador santomense, João Neto, enalteceu a vitória, dizendo que já tinha avisado os seus atletas que Angola seria o principal rival de São Tomé e Príncipe na luta pelas medalhas.

Esta terça-feira, às 10 horas, São Tomé e Príncipe defronta Portugal enquanto que Moçambique mede forças com o Brasil.