Quando se pensa em Brasil é sem surpresa que surge num ápice a palavra futebol. Até é costume dizer-se que os brasileiros parecem já nascer a saber a arte de bem jogar, dada a quantidade e a qualidade de talentos que este país produz para o Brasil em particular, e o Mundo em geral.

Esta segunda-feira quem se deslocou ao Complexo Desportivo Mafra ficou totalmente surpreendido ao ver a seleção portuguesa de sub17 derrotar por mais do que expressivos 9-0 os seus adversários brasileiros.

Mas tudo isto tem explicação. A seleção canarinha presente neste Torneio nada tem que ver com a seleção brasileira de sub17. A estes Jogos da CPLP, a comitiva brasileira trouxe os vencedores do Campeonato Nacional Escolar, que se realiza entre colégios de todos os Estados deste país.

Assim o resultado parece mais condizente com as diferenças entre as duas formações.

A história do jogo conta-se facilmente, porque não teve história. A equipa de Filipe Ramos atacava e o Brasil defendia como podia e sabia. Romário Baldé (13’ e 20’), Macedo (19’), Clever (34’), Sérgio Ribeiro (41’), Rafa (44’, 57’ e 72’) e Rafael Barbosa (66’) foram os autores dos nove golos lusos.

Desta forma, Portugal segue para as meias-finais do Torneio onde defrontará Timor-Leste.