Foi, de longe, o melhor jogo de andebol disputado no pavilhão do Complexo Desportivo de Mafra no âmbito dos VIII Jogos da CPLP. Portugal e Brasil protagonizaram um bonito espetáculo, emotivo e com incerteza no resultado até ao último segundo. A formação lusa venceu por 31-30. No sábado, estas duas formações voltam a encontrar-se, agora para disputar o ouro.

Este encontro, da penúltima jornada da fase de grupos, colocava frente a frente as duas formações com maiores pergaminhos e candidatas naturais a disputar o triunfo. Ambas tinham aplicado goleadas nos jogos anteriores às formações africanas.

Com um pavilhão lotado, principalmente de jovens adeptos portugueses, o Brasil entrou forte e ganhou vantagem logo no início. A formação brasileira, representada nestes jogos por atletas que venceram os jogos escolares naquele país, mostrava-se mais forte fisicamente, e com um bom jogo dos laterais, foi para o intervalo a vencer por 17-13.

Portugal acordou na etapa complementar e chegou ao empate a meio da 2ª parte. A formação lusa foi tirando partido de algum nervosismo dos brasileiros e apoiada pelo muito público nas bancadas, passou a liderar a partida. No último minuto o guarda-redes brasileiro fez uma defesa miraculosa, quando o resultado estava em 31-30 para Portugal mas no último ataque da partida, o remate brasileiro parou no bloco de Portugal, que assim venceu pela margem mínima.

Gonçalo Ribeiro voltou a evidenciar-se na formação lusa, apontando 13 golos. Patrick Lemos foi quem mais tentou do lado da canarinha mas os seus 12 golos não chegaram para a vitória.

Destaque ainda para uma acesa troca de palavras entre os treinadores das duas equipas, a meio da segunda parte. Depois de um lance mais aparatoso entre dois jogadores, um atleta brasileiro ficou estendido no campo, a contorcer-se com dores na garganta, situação que levou o treinador do Brasil, Cristiano Almeida a protestar com o seu homólogo português, Nuno Trancoso, pela dureza empregue pelo seu atleta. Os dois treinadores voltaram a trocar algumas palavras menos simpáticas no final da partida, quando se cruzaram no campo.

No sábado, fecha o calendário do andebol, com o jogo dos terceiro e quarto lugares às 10 horas da manhã enquanto Brasil e Portugal disputam o ouro, às 17 horas e 30 minutos.