Moçambique terminou a participação no torneio de andebol dos VIII Jogos Desportivos da CPLP somando apenas derrotas. No último embate da fase regular, os moçambicanos perderam com São Tomé e Príncipe por 26-29.

Esta foi a segunda vitória da formação santomense, que já tinha batido Angola. Moçambique entrou com alguma esperança de qualificação para discutir o bronze mas, para isso, precisava de vencer a formação santomense por muitos golos de diferença.

Mas ao longo do encontro, apenas por breves instantes se mostrou capaz de poder discutir o resultado. Ao intervalo São Tomé e Príncipe vencia por 14-11.

No segundo tempo Moçambique conseguiu equilibrar o jogo e igualar a partida nalguns períodos mas depois, com diversas falhas na finalização, permitiu que o adversário ganhasse vantagem, gerida pelos santomenses até ao final da partida.

A formação santomense contou com forte apoio vindo das bancadas do pavilhão do Complexo Desportivo de Mafra, que muito ajudaram na vitória. Os golos de São Tomé foram marcados por quatro jogadores. Em destaque estiveram Adriano Trindade, com onze, e Fábio Quaresma, com oito golos. Os sete golos de Eduardo Júnior e os cinco de Alex Moiambo e João Manhiça não foram suficientes para a vitória.

São Tomé e Príncipe irá discutir a medalha de bronze com Angola, equipa que já venceu na fase regular. Moçambique volta para casa mais cedo.