Terminou o torneio de basquetebol feminino, nos VIII Jogos Desportivos da CPLP. Portugal já tinha arrecadado a medalha de ouro, faltando decidir quem ficaria com a prata e o bronze. No último jogo, o Brasil venceu Moçambique por 64-51e confirmou o segundo lugar no pódio.

 Na sexta feira a tarde a formação canarinha tinha vencido São Tomé e Príncipe por 134-6, um jogo que colocou um ponto final  no calvário das santomenses no torneio, elas que perderam sempre por mais de 100 pontos e o máximo que conseguiram marcar foram oito pontos, em duas ocasiões.

A grande desilusão foi a formação angolana, de quem se esperava mais, dado o potencial do país na modalidade. Angola foi ultrapassada pelo Brasil, que se fez representar por atletas que venceram os jogos escolares e não por uma seleção nacional.  Mesmo assim as brasileiras deram muita luta a Portugal e venceram mesmo Angola, ficando com o segundo lugar no torneio.

Apesar da diferença de potencial, as meninas santomenses nunca desistiram e lutaram sempre até ao fim. São Tomé e Príncipe contou sempre com o apoio do público. Cada ponto marcado pelas santomenses nos quatro jogos que realizou no pavilhão do complexo desportivo de Mafra, era festejado de forma eufórica, pelas pessoas presentes nas bancadas.

Na classificação final, Portugal terminou em primeiro lugar, seguido do Brasil. Angola ficou em terceiro, Moçambique em quarto e São Tomé e Príncipe no último lugar.