Num dia em que Angola dominou nas medalhas de bronze, a seleção de andebol de sub-16 bateu São Tomé e Príncipe por 33-23, garantindo deste modo o último lugar no pódio no torneio masculino de andebol.

Este era um jogo importante para ambas as equipas, que já se tinham cruzado na fase regular, onde a formação santomense foi mais forte e venceu por 26-22.

Na altura o treinador angolano, Antero Lundungo, mostrou-se crítico em relação aos seus atletas, enquanto que João Neto, técnico santomense, mostrava-se satisfeito e elegia Angola como o principal adversário na conquista de uma medalha.

No jogo deste sábado, a história foi diferente e Angola tratou de corrigir o que correu mal no primeiro encontro. Os angolanos lideraram a marcha no marcador logo na fase inicial da partida, para nunca mais a largarem. Os rapazes de Lundungo conseguiram uma vantagem de cinco golos e depois foram gerindo a partida até ao final.

No final do encontro, o selecionador angolano, em declarações ao site dos jogos da CPLP, destacou a evolução dos seus pupilos, uma equipa que poderá ser o «amanhã da seleção» de Angola.

Já João Neto não gostou da exibição dos seus rapazes. O técnico santomense afirmou que a equipa não conseguiu encontrar a motivação certa para alterar o resultado do jogo. Apesar disso, ficou satisfeito com a participação da sua equipa: «Fica a experiência de um torneio internacional que será importante para o amadurecimento e crescimento destes atletas. É preciso trabalhar mais o nosso estilo de jogo e estar aqui vai permitir-nos crescer», adiantou ao site dos jogos da CPLP.

Com o resultao de 33-23, Angola garantiu mais uma medalha de bronze, num dia em que as diversas equipas angolanas saíram "bronzeadas" destes jogos: bronze no ténis masculino, no futebol, no andebol e no voleibol masculino.