No seio da comitiva cabo-verdiana havia uma certa desilusão pelos resultados obtidos nos VIII Jogos Desportivos da CPLP.

José Luís  Gomes, chefe da delegação cabo-verdiana, falou em exclusivo ao SAPO Desporto sobre a prestação de Cabo Verde.

Cabo Verde optou por participar apenas no futebol, ténis e atletismo. José Luís Gomes justifica esta aposta com critérios defenidos pela Direção-geral dos Desportos: «Temos critérios para participar nas provas internacionais. E dentro destes critérios, escolhemos as três modalidades, e obviamente com menos gente do que na última edição».

O chefe da missão cabo-verdiana explicou o que pesou na escolha das modalidades, para deixar de fora outras como o voleibol de praia: «Dos critérios que definimos, há um que é fundamental que é a implementação da modalidade em todas as ilhas. Outro é o grau de desenvolvimento da modalidade e a organizaçao interna das federações e associações. Um outro critério tido em conta ainda foi o número de medalhas conseguidas até agora nas outras participações».

Mas em termos gerais, José Luís Gomes gostou da participação cabo-verdiana, «apesar de não ficar tão feliz com os resultados, ficámos perto da prata no futebol. O jogo com Timor-Leste era para ser ganho», vincou.

Daniel Delgado, selecionador cabo-verdiano de futebol, queixou-se do pouco tempo de preparação da equipa de futebol, algo que é alheio à DGD, segundo José Luís Gomes: «É uma questão que diz respeito à federação cabo-verdiana de futebol e não à Direção-geral dos Desportos.  Foi a federação que definiu o tempo de treino. O atletismo e o ténis começaram a preparar estes jogos há mais de um mês. O futebol optou por reunir o pessoal 15 dias antes dos jogos. Mas as condições estavam criadas», defendeu.

José Luis Gomes afirmou ainda que, mais do que a quantidade, interessa a qualidade dos atletas presentes. E deu um exemplo: «Timor-Leste apenas se fez representar no futebol e levou a medalha de prata. Temos de ter qualidade quando saímos do país porque é muito  dinheiro investido. Quando saímos, temos de ter a certeza de que vamos competir e lutar de igual para igual com os nossos adversários», afirmou o chefe da delegação cabo-verdiana.

Cabo Verde conseguiu um total de quatro medalhas: uma de prata e três de bronze, todas no atletismo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.