Timor Leste foi a grande revelação do Torneio sub17 dos VIII Jogos da CPLP. A estreia da equipa timorense nesta competição fazia querer que os jogadores vinham com o objetivo mais de aprender com os seus congéneres do que vencer encontros.

O próprio treinador, Agostinho Martins, deu conta disso em declarações ao SAPO Desporto. Mas por vezes a história prega-nos partidas e são essas as histórias mais bonitas, aquelas que nos surpreendem.

Com jogadores que mal se conheciam e que pouco tempo tiveram para preparar este Torneio, Timor-Leste deu uma lição às demais equipas.

A humildade foi a palavra de ordem à qual se aliaram a vontade, garra, querer e ambição. Meia surpresa registou-se no primeiro jogo diante de Moçambique (vitória por 3-0). Seguiu-se um empate com Angola (1-1) e o rótulo de revelação.

Nas meias-finais já todos estavam avisados, mas nem por isso CaboVerde conseguiu travar os timorenses (3-2). Na final tudo foi diferente, a equipa de Agostinho Martins bem correu, suou, mas nada pode fazer face à maior organização de Portugal.

Terminado este Torneio, a medalha de prata é um prémio justo para uma seleção que poucas aspirações tinha à partida.