O chefe da comitiva angolana, Moisés Graneira, considera que Angola teve uma boa prestação nestes Jogos da CPLP, apesar de detetar alguns aspetos que têm de ser melhorados.

«Tínhamos expectativas pois esta não é a nossa primeira participação. O lugar de Angola tem sido o terceiro lugar. Ficámos um pouco aquém em alguns aspetos. Mas não estamos dececionados com os nossos atletas. Tivemos uma prestação à altura do trabalho que se tem feito».

A média de idades dos atletas situa-se na ordem dos 16 anos. Moisés Graneira lembra que nessa idade mais importante que os resultados é mesmo a formação.

«Estão todos a fazer a formação numa etapa em que a componente competitiva não é a mais valorizada, o resultado não é o principal objetivo».

Brasil e Portugal são os países que melhores resultados obtiveram nesta competição. O dirigente angolano espera um dia poder ombrear com estes, mas para isso assume que é preciso superar algumas carências.

«A estrutura formativa de Portugal e Brasil não se assemelham a Angola. Temos várias carências, muitas dificuldades. Mas de jogo para jogo vamos tentando trabalhar a formação dos nossos atletas. Acreditamos que nos próximos tempos poderemos vir a ombrear com Portugal e Brasil», concluiu.