A 9ª edição dos jogos das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que a província de Luanda acolhe de 23 deste mês a 2 de Agosto próximo, começa e termina com futebol no Estádio 11 de Novembro.

O evento desportivo terá 43 jogos e será disputado por atletas menores de 16 anos em ambos os sexos, que vão competir nas modalidades de futebol, Basquetebol, ténis, andebol, atletismo, natação, judo e voleibol de praia.

As selecções estrangeiras que vão participar nesta prova, começam a chegar ao país no dia 23 do mês em curso, data em que acontece a cerimónia de abertura no Pavilhão Arena do Kilamba, onde também vão decorrer alguns jogos da competição.

Dois dias depois da cerimónia de abertura, arrancam as provas de futebol com destaque para as selecções de Portugal e Brasil, que são os principais favoritos na conquista ao título nesta modalidade “rainha”.

Segundo o secretário para os jogos da CPLP, Moisés Granera, as condições estão a ser preparadas para que as selecções estejam bem acomodadas durante a competição que Luanda vai acolher pela segunda vez.

“Estamos a preparar as condições necessárias quer em termos de deslocação das selecções, alojamento, alimentação, segurança e outros serviços ligado a competição. Esperemos que tudo corra sem sobre saltos e que, todos os participantes da prova possam estar satisfeitos”, garantiu.

Dos 43 jogos, o mais praticado será o futebol com 8 desafios consecutivos, enquanto a modalidade de atletismo terá apenas duas competições. Nas modalidades de lutas, judo será a única a fazer parte dos jogos da CPLP.

O SAPO Desporto, ouviu também o presidente da Federação Angolana de Judo, Paulo Nzinga, que mostrou-se satisfeito com os trabalhos da pré selecção nacional e pelo facto da modalidade estar a viver bons momentos. Destaque vai para a judoca angolana, Antónia de Fátima (Faia), que sagrou-se campeã africana pela segunda vez.

“Estamos contentes devido a pré selecção que está cada vez mais forte. E todos sabem que a nossa modalidade nunca deixou mal o país, principalmente nas competições internacionais onde nos últimos anos temos conquistado muitas medalhas. Desta forma esperemos que aconteça nos jogos da CPLP”, concluiu