Portugal vai estar representando por 80 atletas na IX edição dos Jogos Desportivos da CPLP, uma competição para jovens abaixo dos 17 anos, que pretende aliar cultura e desporto, entre 26 de julho e 02 de agosto, em Angola.

“Não acredito que nenhum dos participantes entre para as competições na perspetiva de perder, todos querem ir lá ganhar”, refere o chefe da missão portuguesa, Duarte Lopes, destacando também o “valor incalculável da competição” noutros aspetos.

Em declarações à agência Lusa, Duarte Lopes destaca a importância dos Jogos como uma “oportunidade espetacular para conviver e para assimilar e entender outras culturas com a facilidade da língua”.

Duarte Lopes refere que o nível desportivo dos Jogos, que juntam cerca de 1.000 participantes de sete países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), “é muito heterogéneo, porque depende do nível de desenvolvimento local da modalidade”.

No entanto, assegura que Portugal vai estar representando nas nove modalidades do programa por “atletas das seleções nacionais” e lembra que “há federações que aproveitam os Jogos para preparar competições internacionais”.

Na apresentação da comitiva portuguesa, a 18 de julho, o secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ), Emídio Guerreiro, considerou que a competição, instituída em 1990, tem “uma importância estratégica” para Portugal.

“A competição desportiva deve ser encarada a sério, mas não devem esquecer a componente cultural e de identidade”, afirmou Emídio Guerreiro, acrescentando: “É importante e decisivo que se mantenham os elos entre os países da CPLP”.

Portugal, que recebeu a competição em 1992 e 2012, vai estar representado por 80 atletas nas nove modalidades do programa, que pela primeira vez inclui natação, judo e ténis.

Além das novas modalidades, o programa inclui competições de andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ténis de mesa e voleibol de praia.

Todas as competições se destinam a atletas sub-16 ou sub-17, exceto o atletismo para pessoas com deficiência, que pode ser disputado por atletas até aos 20 anos.

Em Luanda, vão estar representados sete dos oito países que integram a CPLP, por cerca de 1.000 atletas, na edição mais concorrida de sempre.

O único país ausente é a Guiné-Bissau que esteve suspensa da CPLP, devido a um golpe de Estado em 2012.