A folga da seleção angolana de futebol, por ausência da similar brasileira, e a partida entre Moçambique e Timor Leste assinalam sexta-feira o início das competições dos IX Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer de 25 deste mês a 3 de agosto, em Luanda.

No desafio pontuável para a primeira jornada da série A, os angolanos descansam devido à desistência da formação sul-americana, por razões internas.

No Estádio 11 de Novembro, os moçambicanos não terão tarefa fácil diante dos timorenses, que aparecem com o rótulo de finalistas vencidos pelos portugueses, na edição anterior em Mafra, em 2012.

A contar para o grupo preliminar B jogam, nesta ronda inaugural, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, enquanto Portugal, terceiro integrante da série, também folga por força do calendário.

No sábado acontece a cerimónia oficial de abertura dos Jogos, às 15h30, no Multiusos do Kilamba, com o desfile de todas as delegações participantes durante o espectáculo de Abertura. Seguir-se-á um jogo de andebol feminino, em que as angolanas defrontam um adversário ainda por designar.

Na manhã do mesmo dia, arrancam as competições de andebol, basquetebol, ténis de mesa e de Campo, e conclui-se a primeira jornada do torneio de futebol.

Os Jogos da CPLP, que vão decorrer sob o lema "Juntos na Diversidade", têm como objettivo valorizar a convivência entre os povos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A natação em águas livres, atletismo, futebol, andebol, basquetebol, ténis de mesa, voleibol de praia, judo, ténis e atletismo para atletas com deficiência são as modalidades programadas para esta edição, que regista a ausência da Guiné-Bissau, suspensa por razões políticas.

Em termos de participação, esta edição deverá superar as 800 pessoas presentes em Mafra, Portugal, em 2012. A comissão dos jogos definiu como locais de competição o Pavilhão Multiusos de Luanda, que pode acolher as partidas de basquetebol e andebol, o Estádio Nacional 11 de Novembro e a Cidadela (futebol), Estádio dos Coqueiros (atletismo), o clube de ténis de Luanda (ténis) e a Ilha do Cabo, espaço defronte à Casa do Desportista (natação e o

voleibol).

Esta é a segunda a vez que o país acolhe o evento, depois de já ter organizado em 2005, igualmente em Luanda. Em 2012, em Mafra, Angola ficou na terceira posição, com 11 medalhas, das quais uma de ouro, duas de prata, e oito de bronze, depois de Portugal e Brasil.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.