A inclusão das modalidades dos desportos náuticos pode ser uma das novidades nos próximos jogos da CPLP, cuja data e local ainda estão por indicar.

Tal posição foi apresentada esta quinta-feira, durante um encontro informal entre os Ministros dos Desportos e Secretários de Estados dos países membros da comunidade e representantes das mais distintas federações angolanas, reunião em que grande parte dos intervenientes apoiou tal posição.

O tema em referência foi levado à discussão por Francisco Freire, vice-presidente da Federação Angolana de Desportos Náuticos de Angola, que realçou que em tão pouco tempo Angola conseguiu conquistar o seu espaço a nível continental, com conquistas regulares que lhe garantiram também a participação com êxito nos Jogos Olímpicos de Beijing (2008) e Londres (2012).

"Eu penso que os nossos países devem apostar ainda mais nos desportos náuticos, sobretudo nestes jogos que são para crianças e adolescentes, de maneira a projetar participações em campeonatos do mundo e jogos olímpicos", referiu.

O secretário de Estado dos Desportos de Angola, Albino da Conceição, referiu que toda e qualquer proposta de aumento nos jogos está em aberto, sublinhando que o assunto deve merecer a reflexão de todas as partes envolvidas.

De Cabo Verde abordou a questão a ministra da Educação e Desportos, Fernanda Marques, para quem o encontro foi salutar a todos os níveis.

“Nós hoje aqui partilhamos diferentes experiências que servem para analisar as grandes possibilidades que existem para

colocar os desportos náuticos já na próxima edição” disse.

Por seu turno, o ministro dos Desportos de São Tomé e Príncipe, Danilson Couto, mostrou-se satisfeito com o tema e disse que irá dar todo o seu apoio na referida iniciativa.

"Nós CPLP somos produto do mar. Podemos apostar nas modalidades aquáticas, como o remo e a canoagem, porque direta ou indiretamente já existe em qualquer um dos países aqui presentes", referiu.

Danilson Couto explicou que a canoagem e o surf já existem em São Tomé, numa iniciativa do Comité Olímpico local, e que o seu governo está a efetuar um estudo para dar também o seu contributo para o fomento das mesmas.

A natação em águas livres, atletismo, futebol, andebol, basquetebol, ténis de mesa, voleibol de praia, judo, ténis e atletismo para atletas com deficiência são as modalidades programadas para esta edição, que regista a ausência da Guiné-Bissau, suspensa por razões políticas.

Esta é a segunda a vez que o país acolhe o evento, depois de já ter organizado em 2005, igualmente em Luanda.

Em 2012, em Mafra, Angola ficou na terceira posição, com11 medalhas, das quais uma de ouro, duas de prata, e oito de bronze, depois de Portugal e Brasil.

A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné - Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, com objetivo de integração dos territórios lusófonos.

No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante, totalizando atualmente oito integrantes.

A 1ª edição foi disputada em 1992, na cidade de Lisboa (Portugal).

Seguiram-se os eventos de Bissau (1995), Maputo (1997), Praia (2002), Luanda (2005), Rio de Janeiro (2008), Maputo (2010) e Mafra (2012).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.