Portugal dominou o torneio de ténis dos IX jogos da CPLP que decorrem em Luanda, ao conquistar duas medalhas de ouro, em ambos os sexos, com a contribuição de treinador angolano, Gil Fortunato.

Os lusos conseguiram o feito ao vencerem na final as congéneres do Brasil, numa competição disputada em sistema de duas partidas de singulares e uma de pares, com os representantes lusos a evidenciaram maior capacidade física e atlética, além de melhor controlo de bola.

Após terça-feira terem superado nas meias-finais, as similares de Angola e de Moçambique, os finalistas protagonizaram nas duas classes uma luta renhida, motivando grande ovação por parte dos assistentes.

Em masculinos, a equipa dos portugueses Daniel Baptista, Gonçalo Andrade e João Carvalho, sob orientação do treinador angolano Gil Fortunato, venceu a dupla brasileira Gabriel Boscadim e Leonardo Silva, com as parciais de 7-5, 3-6, 6-3 e 6-4, 7-5.

No mesmo sector, para a conquista da medalha de bronze, os angolanos Ericsson Morais, Fernando André e Danilson Bento, conseguiram a proeza diante dos moçambicanos Armindo Nhavene, Caluim Maposse e Bruno Nhavene, por 6-2,6-2 e 6-2, 6-0 e 6-1, 6-0, este último em pares.

Quanto ao feminino, as europeias Mariana Oliveira, Joana Ferreira e Vera Carvalho suplantaram as tenistas sul-americanas Marcelle Sirino, Vitória Okayuma e Rafaela Santos, por 7-5, 6-2 e 4-6, 6-3, 3-6 e 6-4,6-4 (pares).

As anfitriãs Eugénia Augusto, Alexandra Cayundo e Halina Fernandes, foram incapazes de superar as moçambicanas Cláudia Sumaia, Deana da Costa e Marieta Nhamitambo, com os parciais de 1-6, 0-6 e iguais 1-6, 0-6, 3-6 (pares), na busca do terceiro lugar.

No final, foram entregues medalhas aos jogadores do pódio, em cerimónia presidida pelo secretário de Estado para Política do Desporto, Albino da Conceição.

Os Jogos da CPLP, que decorrem sob o lema "Juntos na Diversidade", têm como objetivo valorizar a partilha, a convivência e a irmandade entre os povos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.