Portugal vai participar com uma delegação a rondar os 120 elementos na X edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vão decorrer de 17 a 24 de julho, na Ilha do Sal, Cabo Verde.

A missão, incluindo atletas, oficiais, árbitros, treinadores e outros elementos, foi hoje apresentada na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, em Oeiras, na presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

Com a participação de nove países membros da CPLP, entre as modalidades de andebol, atletismo, atletismo para pessoas portadoras de deficiência, basquetebol, natação, taekwondo e voleibol de praia, para Filipa Godinho, Chefe de Missão de Portugal, esta prova vai muito " além da vertente desportiva".

"Queremos aproveitar a parte competitiva, mas também a interação entre atletas de outros países, mas que falam a mesma língua. A parte social é muito importante (...). Estes Jogos são uma partilha de experiências, existe uma parte formativa entre treinadores e árbitros, de modo a ajudar o desenvolvimento das modalidades", afirmou.

Já o secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo realçou o lado "lúdico e afetivo" do evento.

"São 26 anos de Jogos. Este é um número importante, até porque demonstra que até foram criados antes da CPLP. Nestes jogos não há vencedores nem vencidos, mas sim um lado lúdico e afetivo entre nove países, numa grande festa do desporto", sublinhou.

O governante destacou ainda a importância dos Jogos como "exemplo de convívio numa competição para jovens que se preparam não só para o desporto como para a solidariedade, promovendo a cooperação, confraternização e fortalecimento dos laços destes países irmãos".

O representante da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, Jorge Gonçalves, considerou os X Jogos Desportivos da CPLP um evento "grandioso" que vai reforçar as relações de "amizade e cooperação" entre os dois países.

"Os Jogos são algo grandioso, há uma expetativa enorme das autoridades cabo-verdianas, que investiram a fundo no sucesso deste acontecimento (...). Acolher esta delegação é um orgulho e podem estar cientes de que vai ser um momento de reforço das relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Portugal", concluiu.