Angola participa na X edição dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer em Cabo Verde, de 17 a 24 deste mês, com uma delegação composta por 116 pessoas, foi hoje divulgado em Luanda.

A delegação distribui-se por 20 elementos no futebol, 12 no basquetebol, 12 no andebol, dois do taekwondo e quatro desportistas cada para as modalidades de atletismo, natação, voleibol de praia e atletismo adaptado.

O grupo, que integra também treinadores e oficiais, deverá partir para Cabo Verde na sexta-feira, estando reservado um dia antes uma cerimónia de despedida de membros do Ministério da Juventude e Desportos e demais entidades do setor, revelou a agência noticiosa angolana, Angop.

O país vai disputar quatro das oito modalidades na classe feminina e masculina, nos X Jogos da CPLP reservados a atletas sub-16, à exceção da categoria de paralímpico, que será de sub-20.

Nas modalidades de futebol, andebol e taekwondo, Angola vai disputar apenas na classe masculina, enquanto no basquetebol apenas no feminino.

Com uma participação esperada de 1.044 pessoas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, o evento contará ainda com a Guiné Equatorial, país que é estado-membro da organização há dois anos e que se fará representar por uma delegação ministerial, tendo desistido de participar na modalidade de futebol.