A Guiné Equatorial desistiu de participar nos Jogos da CPLP, que arrancam no domingo na ilha cabo-verdiana do Sal, informou hoje o diretor-geral dos Desportos cabo-verdianos, indicando que o país vai estar representado apenas por uma delegação ministerial.

Em declarações à agência Lusa, Gerson Melo disse que os motivos pela desistência não foram avançados nesta que era a primeira vez que a Guiné Equatorial iria participar nos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), após ter entrado para a comunidade há dois anos.

Na primeira aparição no evento multidesportivo, a Guiné Equatorial iria participar apenas na modalidade de futebol e já estava sorteada para o grupo B da prova, juntamente com Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

Segundo o diretor-geral dos Desportos de Cabo Verde, a desistência vai obrigar a organização a realizar novo sorteio e a rever o modelo competitivo no futebol, a única modalidade que conta com a participação de todos os outros países que compõem a comunidade lusófona.

Gerson Melo lamenta a desistência da Guiné Equatorial e lembrou que o país já tinha passagens marcadas para Cabo Verde.

Entretanto, adiantou que o país vai marcar presença com uma delegação ministerial, que irá participar na conferência de ministros que acontece no âmbito do evento.

Gerson Melo indicou também que o país vai entrar para a Comissão de Desporto da CPLP.

A X edição dos Jogos da CPLP acontecem na ilha cabo-verdiana do Sal de 17 a 24 de julho, nas modalidades de futebol, voleibol, basquetebol, taekwondo, natação e atletismo.

De acordo com o programa, as atividades arrancam no dia 15, com um reunião técnica das comissões do Desporto e da Juventude, seguindo, no dia 16, com reuniões dos chefes de missão, dos diretores gerais do Desporto e da Juventude, dos treinadores e do início da conferência de ministros de Desporto da CPLP.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.