A selecção cabo-verdiana de futebol de sub-16 fez a sua estreia na X edição dos Jogos Desportivos da CPLP com uma vitória, 2-0, sobre a sua congénere de Moçambique, em jogo inaugural do Grupo A, disputado no Estádio Marcelo Leitão.

Numa partida na qual a formação crioula foi, sem dúvida, a melhor equipa em campo, os convocados da dupla Jorge Conceição e Dino abriram o activo muito cedo.

É que aos nove minutos da etapa inicial o guarda-redes Orlando colocou Cabo Verde na dianteira, na transformação de uma grande penalidade.

Um lance protagonizado pelo irrequieto Júnior que driblou um contrário na área do guarda-redes moçambicano, tendo sido travado numa falta que o árbitro angolano João Gomes apontou para o castigo máximo.

O golo da tranquilidade dos cabo-verdianos foi apontado aos 29 minutos do segundo tempo, pelo dianteiro do Tarrafal de Santiago Jean que, isolado, rematou fortíssimo sem hipóteses para o guarda-redes Hassan.

Na primeira partida desta tarde, também a contar para o Grupo A, a selecção do Brasil goleou o combinado nacional de São Tomé e Príncipe por 4-0.

Alaba, Mantuá, Renatinho e PC foram os marcadores de serviço da formação canarinha.

O torneio de futebol prossegue esta segunda-feira, num único jogo referente ao grupo B, entre as equipas nacionais de Angola e Timor Leste. Portugal fica, ainda sem jogar, já que Guiné Bissau não viajou para as ilhas cabo-verdianas.

Já as equipas do grupo A regressam à competição na quarta-feira, 19, com as seguintes partidas: Brasil x Moçambique e Cabo Verde x São Tomé e Príncipe.

Refira-se que os jogos têm a duração de 70 minutos regulamentares, isto é, 35 minutos por cada parte.