O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, disse hoje que há condições políticas e sociológicas para uma "maior harmonização" entre as políticas do desporto e da juventude na CPLP.

"Há todas as condições sociológicas e políticas para uma convergência de políticas entre os nossos países, que devem assentar numa maior harmonização entre as políticas do desporto e da juventude, áreas intimamente ligadas", disse.

Jorge Santos falava na abertura da conferência de ministros do Desporto e da Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece no âmbito dos jogos da comunidade que arrancaram hoje na ilha cabo-verdiana do Sal.

"Apostar no desporto, em toda a sua dimensão, é apostar numa juventude mais integrada, mais responsável, mais comprometida e mais saudável", prosseguiu.

Os Jogos da CPLP, que já vão na sua 10ª edição, são destinados a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20.

Considerando que através do desporto se pode transmitir valores humanos essenciais na formação da personalidade dos jovens, Jorge Santos pediu o empenhamento de todos para encontrar soluções para as ameaças globais, como o alcoolismo, droga, tráficos e terrorismo.

"É nossa missão, enquanto responsáveis, adotar políticas que apontam para os valores do serviço à comunidade e ao país, da tolerância, da entrega ao mundo da educação e do trabalho", salientou o presidente do Parlamento cabo-verdiano, que pediu uma aposta na juventude e uma "CPLP dos cidadãos".

Numa mensagem vídeo difundida na cerimónia de abertura, o secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, também enalteceu a importância da juventude e apelando para um trabalho conjunto para construir sociedades mais justas, igualitárias e profícuas.

"A juventude encerra em si um potencial imenso de dinamismo e de conhecimentos relevantes para cumprirmos os desígnios que se nos colocam no futuro. Reconhecer a importância dos jovens na CPLP significa, entre outras possibilidades, abrir a porta a um futuro sustentável da nossa comunidade", salientou.

A conferência de ministro do Desporto e da Juventude da CPLP foi até agora presidida por Moçambique, que vai passar testemunho a Portugal, que durante os próximos dois anos terá a missão de organizar a realização dos jogos e a Bienal de Jovens Criadores da CPLP.

Depois da cerimónia de abertura, com representantes de todos os países da CPLP, exceto a Guiné-Bissau, os ministros reuniram-se para, entre outros assuntos, discutir temas atuais comuns nas áreas da juventude e do desporto na CPLP e rever e aprovar o Acordo de Cooperação.

Os X Jogos da CPLP arrancaram hoje nas cidades de Espargos e Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal, com a presença de cerca de 500 atletas, que vão competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.