O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, desejou sucessos à missão portuguesa que participa na X edição dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que arrancaram hoje na ilha cabo-verdiana do Sal.

O ministro da Educação, que tutela também a área da Juventude e Desporto, mostrou-se esperançoso de que o evento multidesportivo possa "potenciar e alavancar as carreiras desportivas dos jovens atletas".

Portugal participa nos jogos com uma delegação a rondar os 120 elementos.

Considerando que os Jogos da CPLP "são um momento importante" para a comunidade, Tiago Brandão Rodrigues disse também que juntar centenas de jovens desportistas é "muito positivo".

"É por isso com muita positividade que vejo estes X Jogos Desportivos da CPLP, nos quais se nota também da parte destes jovens atletas a vontade enorme em competir no maior evento multinacional e multidesportivo em que já estiveram presentes", disse o governante português.

"Esperamos todos que estes Jogos da CPLP sejam um verdadeiro sucesso para potenciar e alavancar as carreiras desportivas destes atletas, naturalmente dos portugueses mas também dos participantes dos demais países da CPLP", prosseguiu.

Os Jogos são destinados a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico, em que podem participar atletas dos sub-20.

O evento deste ano, que se realiza em Espargos e em Santa Maria, Cabo Verde, conta com a presença de cerca de 500 jovens atletas, que vão competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

Tiago Brandão Rodrigues salientou ainda o facto de a maior parte dos atletas participarem no evento pela primeira vez, indicando que constatou a sua alegria, mas também a responsabilidade que transportam.

"Nota-se na cara de muitos atletas, por um lado, o orgulho e o sentido de missão que carregam em cada momento, e por outro lado, a grande expectativa para que a competição verdadeiramente aconteça, para mostrarem também todo o trabalho que têm feito, tanto nos clubes como nas seleções que representam", afirmou.

O governante salientou ainda a realização, no âmbito dos jogos, da conferência de ministros da Juventude e Desporto da CPLP, cuja presidência para os próximos dois anos vai ser assumida por Portugal, que sucederá a Moçambique.

O ministro da Educação aproveitou ainda para felicitar o Brasil por ser o primeiro país de língua oficial portuguesa a organizar os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos.

"Será também uma oportunidade para os nossos atletas poderem competir num país irmão, num país onde poderão utilizar a sua língua o que implica necessariamente níveis de conforto mas também de hospitalidade bastante grandes", projetou.