As vitórias de Portugal nos europeus de futebol e de hóquei em patins foram hoje saudadas na abertura da conferência de ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, na ilha cabo-verdiana do Sal.

"A alegria sentida hoje pelos portugueses com a vitória no Euro2016, em França, perpassa todos os países da comunidade", disse o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, que presidiu a conferência, que ocorre no âmbito dos jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que arrancam hoje na ilha do Sal.

O chefe da casa parlamentar cabo-verdiana aproveitou a ocasião para apresentar as “felicitações a Portugal pela vitória histórica no Euro2016", enaltecendo a presença de futebolistas oriundos ou descendentes dos restantes países da comunidade na equipa das ‘quinas.

"São prova bastante da nossa história comum e do sentimento de pertença ao espaço e cultura lusófonas", salientou Jorge Santos.

A vitória de Portugal também foi enaltecida pelo ministro da Juventude e Desporto de Moçambique, Alberto Nkutumula, que é também presidente cessante da conferência de ministros, que pediu uma salva de palmas.

"As vitórias de Portugal estão a orgulhar a CPLP", completou o ministro da presidência do Conselho de Ministros e do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire.

Os X Jogos da CPLP arrancaram hoje nas cidades de Espargos e Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal, com a presença de cerca de 500 atletas, que vão competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

Portugal venceu pela primeira vez o título europeu de futebol, no passado dia 10, ao vencer a anfitriã França na final do Euro2016, com um golo de Èder, no prolongamento, e no sábado sagrou-se campeã europeia de hóquei em patins, em Oliveira de Azeméis, pela 21.ª vez.