Portugal lidera o quadro de medalhas dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrem na ilha cabo-verdiana do Sal, com 18 de ouro, anunciou hoje a organização do evento ao terceiro dia de competições.

A maioria das medalhas de ouro conquistadas pelos atletas portugueses foi no atletismo, com um total de 12, seguidas de mais quatro no taekwondo e duas na natação, todas modalidades cujas competições já terminaram, tal como o voleibol de praia.

Portugal ainda não conquistou qualquer medalha de bronze.

As restantes medalhas foram de prata e conquistadas nas modalidades de natação (duas) e atletismo (cinco), num total de 23.

O segundo país com mais medalhas de ouro é Moçambique, com um total de 12, sendo mais 11 de prata e 8 de bronze.

Segue-se Angola, com 21 medalhas, sendo três de ouro, seis de prata e 12 de bronze, Cabo Verde, com três de ouro, duas de prata e seis de bronze, e São Tomé e Príncipe com sete de prata e duas de bronze.

Timor Leste e Brasil ainda não conquistaram qualquer medalha, embora o Brasil só participa nas modalidades de andebol, futebol e basquetebol, cujas competições ainda decorrem.

Os Jogos da CPLP são destinados a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20.

O evento deste ano, que se realiza em Espargos e em Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal, conta com a presença de cerca de 500 atletas.