O secretário-geral da Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV) apontou os "enormes benefícios" que os Jogos da CPLP oferecem ao país, considerando ser uma forma de promover o país enquanto destino turístico e de investimentos.

"Através destes eventos desportivos, consegue-se promover o país enquanto destino turístico e de investimentos. Há enormes benefícios, uns conseguiremos medir e outros são mais difíceis, como a visibilidade e a exposição do país e do destino", notou Carlos Pires Ferreira.

O secretário da Câmara de Turismo falava agência à Lusa na praia de Santa Maria, onde foram realizadas as provas de natação e voleibol de praia dos jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrem na ilha cabo-verdiana do Sal.

Em termos direitos, Carlos Pires Ferreira apontou benefícios para os alojamentos e hotéis, os transportes aéreos e terrestes, bares, restaurantes, etc.

Também disse que há benefícios indiretos para as famílias, que terá um "efeito multiplicador", mas que, entretanto, é mais difícil de medir, mas que também irá contribuir para a economia local e para o Produto Interno Bruto (PIB).

Os Jogos da CPLP, que se realizam em Espargos e em Santa Maria, arrancaram domingo passado na ilha do Sal, com quase 900 participantes, entre atletas, técnicos, oficiais, organizadores, mais 135 jovens voluntários, jornalistas, etc.

Nestes dias há uma grande movimentação de pessoas na ilha do Sal, a mais procurada do arquipélago, e considerada a capital do turismo cabo-verdiano e que nestes dias é a capital do desporto da CPLP.

O Sal representa cerca de 43,2% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros em Cabo Verde, onde o turismo é considerado o motor da economia, representando cerca de 20% do PIB.

Carlos Pires Ferreira referiu que é sempre positivo ter grandes competições internacionais em Cabo Verde e lembrou que em abril último o areal da praia de Santa Maria, na ilha do Sal, foi palco do primeiro torneio quadrangular internacional de futebol de Praia.

O secretário-geral da Câmara de Turismo disse que o torneio, em que participaram as seleções de Portugal, que se sagrou vencedora, Espanha, Inglaterra e a anfitriã Cabo Verde, teve uma exposição em 86 países, da Europa, Ásia e África. "Para os Jogos da CPLP, acredito que a exposição e a mediatização também estão a acontecer, mas eventualmente em menor grau daquela que teve o 'Sal Beach Soccer Cup'", salientou.

"Mas acredito que a apropriação destes grandes eventos é indiscutível. Do ponto de vista da logística e organização é um evento extremamente exigente, pelo que sairemos mais fortes e preparados para organizarmos grandes eventos na ilha do Sal e em Cabo Verde", prosseguiu.

No torneio de futebol de praia, a Câmara de Turismo foi coorganizadora, mas nos Jogos da CPLP Carlos Pires Ferreira disse que a instituição, com sede na ilha do Sal, teve um "envolvimento marginal", pois a liderança foi da Direção-geral dos Desportos (DGD).

Mas acredita que nos próximos eventos a CTCV poderá ser uma das associadas porque "mais do que o desporto é a promoção do destino". "Cada vez mais teremos que investir em iniciativas que projetem o destino Cabo Verde, de uma forma inovadora e as modalidades ligadas aos desportos náuticos têm um grande potencial", continuou, indicando eventos ligados ao windsurf e kitsurf que o país já organizou.

"Mas acredito que há um enorme potencial por explorar e que trará retornos para Cabo Verde a médio e longo prazo", mostrou Pires Ferreira, considerando que é preciso o país investir "fortemente" nos desportos náuticos e nos grandes eventos de forma empresarial.

"Teremos resultados muito positivos. Assim como o país poderá receber mais eventos ligados aos desportos náuticos, também poderá ter massa crítica para poder participar com seleções e equipas em competições lá fora", concluiu o responsável empresarial.