O secretário de Estado da Juventude e Desporto de Timor-Leste, Leovizildo da Costa, disse hoje à agência Lusa que o seu país já está a preparar e quer organizar os jogos da CPLP em 2020.

Os próximos jogos da CPLP deverão acontecer em São Tomé e Príncipe, fazendo com que, à exceção da Guiné Equatorial, ficará a faltar apenas Timor-Leste para realizar o evento multidesportivo, mas o secretário de Estado afirmou que o país quer fazer isso em 2020.

O secretário de estado da Juventude e Desporto falava à Lusa na ilha cabo-verdiana do Sal, onde desde domingo decorrem os X Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo o secretário de Estado, Timor-Leste ainda não realizou os Jogos da CPLP porque o país "é sempre o último em termos de distribuição de atividades", mas já traçou uma agenda para o fazer em 2020.

"Em termos de proporcionalidade e distribuição de atividades, Timor-Leste é sempre o último, mas está sempre pronto para organizar eventos importantes", disse o governante, garantindo que o país já está a preparar para receber o evento dentro de quatro anos.

Leovizildo da Costa, que participou na conferência de ministros da Juventude e Desporto que aconteceu no âmbito dos Jogos da CPLP, disse que vai aproveitar para beber da experiência de Cabo Verde na organização para depois aplicar os conhecimentos no seu país.

Os Jogos da CPLP são um evento multidesportivo cuja primeira edição foi realizada em 1992, em Lisboa, seguindo-se Bissau (1995), Maputo (1997), Praia (2002), Luanda (2005), Rio de Janeiro (2008), Maputo (2010), Mafra (2002), Luanda (2014) e Sal (2016).

Os Jogos são destinados a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20.

O evento na ilha do Sal, que termina domingo próximo, conta com a presença de mais de 500 jovens atletas, que estão a competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

Portugal lidera o quadro de medalhas, com um total de 19 de ouro, sendo a última conquistada hoje na modalidade de andebol, num torneio em que o Brasil conquistou a medalha de prata e Angola a de bronze.

Faltam ainda conhecer os vencedores nas modalidades de basquetebol e futebol, tendo já terminado as provas de natação, voleibol de praia, atletismo e taekwondo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.