Jogos Olímpicos

05-08-2016 14:05

Rio'2016 ultrapassa orçamento em 51 por cento

Competição no Brasil vai custar 4.6 mil milhões de euros.
Rio 2016

Rio'2016 arranca hoje de forma oficial com a cerimónia de abertura

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A edição dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tem sido marcada pelas más condições de que se têm queixado os atletas. No dia da sessão de abertura para a maior competição de modalidades do Mundo, o site de estatísticas Pordata revelou que os Jogos do Rio vão ter um custo total de 4,6 mil milhões de euros.

O valor gasto para receber a edição da competição que começa esta sexta-feira está acima do orçamento previsto. De acordo com o site Pordata, a comissão responsável pela organização excedeu em 51% o valor que foi aprovado antes do início dos preparativos.

O dinheiro gasto com a organização dos Jogos Olímpicos não fica por aqui. A previsão de 4,6 mil milhões de euros do site Pordata refere-se apenas a custos ligados às modalidades. Para além deste valor é preciso acrescentar todos os custos com infraestruturas que foram criadas de raiz para receber as Olimpíadas. À cabeça está a totalidade da Aldeia Olímpica que foi erguida de propósito para o Rio 2016.

Apesar de estar a gastar mais do que era suposto, a edição brasileira dos Jogos Olímpicos não é das mais caras da história. Com um gasto de 4,6 mil milhões, fica ainda longe de valores como os 10 mil milhões gastos em Barcelona 1992 ou 15 mil milhões de Londres 2012. Os mais caros continuam a ser os Jogo Olímpicos de Inverno de Sochi, com 24 mil milhões gastos na organização.

A sessão de abertura dos Jogos Olímpicos está marcada para esta sexta-feira. A partir de amanhã, mais de 10 mil atletas começam a competir com a ambição de vencer a medalha de ouro.

Conteúdo publicado por Sportinforma