Jogos Olímpicos

13-09-2016 17:24

Candidatura de Roma está em risco

Roma retira candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024 se não tiver apoio da câmara.
Primeiro ministro Matteo Renzi anuncia candidatura de Roma aos Jogos Olímpicos de 2024
Foto: ANDREAS SOLARO

O primeiro ministro Matteo Renzi anunciou a candidatura de Roma aos Jogos Olímpicos de 2024

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A cidade de Roma abandonará a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024 se a recém-eleita presidente da câmara, Virginia Raggi, não manifestar o apoio ao projeto, disse hoje o responsável pelo Comité Olímpico italiano, Giovanni Malago.

"Se até 07 de outubro a câmara municipal não o tiver garantido [o seu apoio] não podemos ir em frente", disse em conferência de imprensa Giovanni Malago, referindo-se ao prazo estipulado para as candidaturas apresentarem mais detalhes das suas propostas.

A presidente da câmara de Roma, Virginia Raggi, eleita em junho, deixou claro que não considera uma boa ideia para a cidade, que se debate com graves problemas financeiros, receber os Jogos Olímpicos de 2024, mas não deixou clara a sua posição.

"Não haverá nenhum custo acrescido para os cidadãos romanos", disse Giovanni Malago, argumentando que o orçamento de 5,3 mil milhões de euros para os Jogos Olímpicos de 2024 seria integralmente coberto pelo Comitê Olímpico, patrocinadores e governo nacional, que apoiou com entusiasmo a candidatura.

Ainda de acordo com os promotores da candidatura, os Jogos Olímpicos constituem uma oportunidade para renovar algumas infraestruturas de Roma, nomeadamente a sua rede de transportes e a sua execução poderá gerar cerca de 177 mil novos postos de trabalho.

Virginia Raggi deverá manifestar a sua posição após o fim dos Jogos Paralímpicos do Rio2016, a decorrer no Rio de Janeiro até 18 de setembro, mas é certo que a falta de apoio da câmara de Roma à candidatura inviabilizará o seu sucesso.

Durante a sua campanha, Virginia Raggi afirmou que os Jogos Olímpicos de 2024 não podiam ser uma prioridade da capital italiana, realçando que “dos 13 mil milhões de euros da dívida da cidade, mil milhões referem-se aos Jogos de 1960” e que a última fatura do Mundial de futebol de 1990 só foi paga em 2015.

A capital italiana de Roma é, juntamente com Paris, Budapeste e Los Angeles (Estados Unidos), uma das quatro cidades candidatas a receber os Jogos Olímpicos de 2024.

Conteúdo publicado por Sportinforma