Jogos Olímpicos

29-11-2016 20:45

Rússia perde mais uma medalha olímpica devido a doping

Tatyana Chernova perde título mundial do heptatlo e medalha de bronze olímpica.
Russa Tatyana Chernova perde título mundial do heptatlo e medalha de bronze olímpica
Foto: EPA/DIETMAR STIPLOVSEK

Tatyana Chernova perde título mundial do heptatlo e medalha de bronze olímpica.

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) retirou hoje à russa Tatyana Chernova o título mundial de heptatlo de 2011, bem como a medalha de bronze nos Jogos de Londres2012, devido a doping.

Todos os resultados de Chernova entre 15 de agosto de 2011 e 22 de julho de 2013 foram anulados, pelo que a britânica Jessica Ennis-Hill viu a sua medalha de prata de 2011 em Daegu, Coreia do Sul, transformar-se em ouro, o mesmo metal que conquistou nos Jogos Olímpicos organizados pelo seu país, sendo que no Rio2016 foi segunda.

Chernova, que foi punida com três anos e oito meses, não foi a única russa castigada, uma vez que as corredoras Ekaterina Sharmina e Kristina Ugarova também foram suspensas.

Os três casos foram encaminhados em fevereiro pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para o TAS, convidado a pronunciar-se sobre a interdição do atletismo russo participar no Rio2106.

As três atletas foram dadas como culpadas depois do seu “passaporte biológico ter mostrado evidencias de doping sanguíneo”, disse o TAS.

Conteúdo publicado por Sportinforma