Jogos Olímpicos

30-03-2017 15:57

COI desclassifica quatro atletas russos em Londres2012 por doping

Os quatro atletas em causa são Khadzhimurat Akkaev, Mariia Bespalova, Gulfiya Khanafeev e Victoria Valyukevich.
COI sugere
Foto: SAPO Desporto

Os quatro atletas em causa são Khadzhimurat Akkaev, Mariia Bespalova, Gulfiya Khanafeev e Victoria Valyukevich.

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje a desclassificação de quatro atletas russos que participaram nos Jogos Olímpicos Londres2012 -nenhum dos quais medalhado -, na sequência da reavaliação das amostras recolhidas na época, que acusaram consumo de substâncias dopantes.

Os atletas visados foram o halterofilista Khadzhimurat Akkaev, que acabou por ficar de fora da prova de 105kg, devido a lesão, as lançadoras de martelo Mariia Bespalova e Gulfiya Khanafeeva, 11.ª e 16.ª classificadas, respetivamente, e Victoria Valyukevich, oitava posicionada no concurso de triplo salto.

A descoberta de um sistema generalizado de distribuição de doping com conhecimento e apoio estatal na Rússia, que abrangeu, entre outros eventos internacionais, os Jogos Londres2012 e Socchi2014 (Inverno), levou à exclusão de mais de 100 atletas daquele país do Rio2016.

O COI já reanalisou 1.545 amostras referentes aos Jogos Pequim2008 e Londres2012, utilizando métodos científicos que não estavam disponíveis na altura em que amostras foram recolhidas.

Conteúdo publicado por Sportinforma