Jogos Olímpicos

09-07-2017 09:47

COI inicia semana de "decisões importantes" para atribuição dos Jogos de 2024 e 2028

Paris terá vantagem para receber a edição de 2024, enquanto a Los Angeles terá destinada a sede de 2028.
Olympic Summit of the IOC in Lausanne
Foto: EPA/LAURENT GILLIERON

homas Bach receberá as delegações de Los Angeles e Paris

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Comité Olímpico Internacional (COI) iniciou este domingo uma semana de trabalhos que o presidente do organismo, Thomas Bach, considerou “muito importantes” para debater a forma de eleição das sedes dos Jogos de 2024 e 2028.

Na terça-feira, o COI irá definir a forma de atribuir a organização dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028: se elege individualmente para uma edição ou automaticamente para as duas, numa corrida entre Paris e Los Angeles.

“Temos diante de nós dias de trabalho interessantes, nos quais serão tomadas decisões muito importantes”, disse Thomas Bach, à entrada para o primeiro dia de reuniões, em Lausana, Suíça.

No entanto, nestes encontros, não ficarão já definidas as sedes das duas edições dos Jogos Olímpicos. A eleição está marcada para Lima, em 13 de setembro, no congresso extraordinário do COI.

Thomas Bach elogiou, porém, as “excelentes candidaturas” norte-americana e francesa e admitiu que a dupla eleição poderá ser o caminho para o congresso de Lima.

Esta recomendação do Comité Executivo do COI, tomada em junho, será avaliada, e votada, na terça-feira, ficando ainda por saber a ordem de atribuição da organização das duas edições dos Jogos.

Segundo alguns especialistas, Paris terá vantagem para receber a edição de 2024, enquanto a Los Angeles terá destinada a sede de 2028.

Na segunda-feira, Thomas Bach receberá as delegações de Los Angeles e Paris. A comitiva da capital francesa será liderada pelo presidente da república, Emmanuel Macron, fervoroso apoiante da candidatura gaulesa.

Conteúdo publicado por Sportinforma