Jogos Olímpicos

11-07-2017 11:58

Los Angeles é candidato às Olimpíadas de 2024 mas também está disponível para acolher evento em 2028

Presidente da câmara da cidade americana declarou que Los Angeles está a competir “de forma sã” com Paris pela organização dos Jogos Olímpicos de 2024.
Jogos Olímpicos
Foto: JONATHAN NACKSTRAND / AFP

Los Angeles está disponível para acolher evento desportivo

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O presidente da câmara de Los Angeles reafirmou esta terça-feira que a cidade norte-americana é candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2024, mas mantendo abertura para acolher a edição de 2028 do evento desportivo.

Eric Garcetti, que hoje participou numa reunião na sede do Comité Olímpico Internacional (COI), na cidade suíça de Lausana, declarou que Los Angeles está a competir “de forma sã” com Paris pela organização dos Jogos Olímpicos de 2024.

“Los Angeles está preparada para acolher os Jogos Olímpicos em dois meses ou em duas décadas”, disse.

O COI irá hoje definir a forma de atribuir a organização dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028: se elege individualmente para uma edição ou automaticamente para as duas, numa corrida entre Paris e Los Angeles.

“Temos diante de nós dias de trabalho interessantes, nos quais serão tomadas decisões muito importantes”, disse Thomas Bach, líder do organismo, à entrada para o primeiro dia de reuniões.

No entanto, nestes encontros, não ficarão já definidas as sedes das duas edições dos Jogos Olímpicos. A eleição está marcada para Lima, em 13 de setembro, no congresso extraordinário do COI.

Segundo alguns especialistas, Paris terá vantagem para receber a edição de 2024, enquanto a Los Angeles terá destinada a sede de 2028.

Recentemente, o presidente da candidatura de Los Angeles aos Jogos Olímpicos de 2024, Casey Wasserman, admitiu pela primeira vez a possibilidade de organizar a edição de 2028, no quadro do processo de dupla designação proposto pelo COI.

“Para falar claro, a candidatura de LA2024 nunca foi unicamente relativa a Los Angeles e unicamente relativa a 2024. Queremos dizer claramente ao COI e à comunidade desportiva mundial que a prioridade de Los Angeles não é ela própria. Estamos sim concentrados no movimento olímpico e no mundo”, reconheceu disse o responsável pela candidatura da cidade norte-americana, em comunicado.

Ainda hoje o COI receberá a delegação de Paris, liderada pelo Presidente da República, Emmanuel Macron, fervoroso apoiante da candidatura gaulesa.

Conteúdo publicado por Sportinforma