A bandeira paralímpica chegou na segunda-feira ao Rio de Janeiro, cidade brasileira que será, em 2016, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, depois de Londres.

Quase um mês depois de ter desembarcado no Rio de Janeiro com a bandeira olímpica, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, chegou na noite de segunda-feira ao Brasil com a bandeira paralímpica, que mostrou em conferência de imprensa no aeroporto internacional da cidade.

Paes recebeu a bandeira no domingo na cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Com a bandeira na cidade, o Rio de Janeiro tornou-se oficialmente, na noite de segunda-feira, a capital dos Paralímpicos, que serão disputados entre 07 e 18 de setembro de 2016 por cerca de 4.200 atletas de 150 países em 22 modalidades desportivas.

Paes reconheceu, em declarações aos jornalistas, que, apesar dos avanços nas obras no Rio de Janeiro para acolher os Jogos Olímpicos, ainda há muito trabalho a fazer para melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência.

O prefeito explicou que todos os sistemas de transportes que a cidade está a adotar e a reformar para 2016 irão contar com tecnologias para facilitar a mobilidade dos deficientes.

A bandeira paralímpica será hoje levada ao Centro de Referência de Pessoas com Deficiência, uma entidade inaugurada há duas semanas e que atende cerca de 300 pessoas por semana no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Como a bandeira olímpica, a bandeira paralímpica ficará exposta no Palácio da Cidade até ao final deste ano, quando será transferida para o Pavilhão Olímpico, em construção.

Paes chegou na segunda-feira à noite ao Rio de Janeiro de Londres com o presidente do Comité Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e parte da delegação desportiva do Brasil que participou nos Jogos de Londres.

O Brasil foi o sétimo país que levou mais medalhas para casa nos Paralímpicos de Londres e pretende alcançar o quinto lugar da tabela das medalhas de ouro em 2016.