O ministro do Desporto do Brasil, Aldo Rebelo, considerou segunda-feira «lamentável e inaceitável» o furto de documentos da organização dos Jogos Londres2012 por parte de funcionários do Comité Organizador do Rio de Janeiro2016.

Na primeira reação oficial do governo brasileiro ao incidente, que motivou o despedimento dos dez funcionários envolvidos, Aldo Rebelo elogiou o comité organizador dos Jogos de 2016 por ter lançado «corretamente» uma investigação ao caso, frisando, em comunicado, que o comportamento dos funcionários não dignifica o relacionamento de «confiança e harmonia» entre Brasil e Grã-Bretanha.

Dez elementos do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro2016 foram despedidos sexta-feira por terem roubado documentos da organização de Londres2012, depois de uma denúncia dos responsáveis dos Jogos Londres2012 de roubo de arquivos.

«É um episódio lamentável, que envolveu duas entidades privadas. O comité brasileiro agiu corretamente ao lançar uma investigação, em parceria com o organismo londrino, para punir os responsáveis. O comportamento dessas pessoas foi inaceitável e não expressa a harmonia que sempre marcou as relações entre os dois países», frisou o ministro do Desporto.