O Comité Olímpico Internacional (COI) manifestou hoje satisfação pela evolução dos trabalhos para os Jogos Olímpicos Rio2016 e confiança na capacidade da administração brasileira em cumprir o programa e os prazos estabelecidos.

A Comissão de Acompanhamento do COI encerrou uma visita de três dias ao Rio de Janeiro, na qual os seus membros visitaram algumas das futuras instalações desportivas e logísticas e fizeram reuniões sobre a evolução do programa.

Em conferência de imprensa, a presidente da comissão do COI, a marroquina Nawal El Moutawakel, destacou os «avanços sólidos» nos preparativos, expressando satisfação pelo que os membros puderam observar.

A responsável do COI reconheceu, contudo, a necessidade dos membros se «manterem vigilantes e continuarem a trabalhar no duro, para que os prazos sejam respeitados».

De acordo com El Moutawakel, 2013 será um «ano crítico» para a cidade olímpica, dada a necessidade de agilizar as obras das instalações desportivas para que possam ser testadas em eventos prévios aos Jogos Olímpicos.

Algumas modalidades desportivas, como o râguebi ou a esgrima, não têm uma instalação definida, enquanto outras, como o salto de trampolim, têm apenas estruturas provisórias.

O presidente do Comité Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, explicou que, no caso dos saltos de trampolim, foi proposto construir uma piscina temporária no forte da praia de Copacabana, num lugar natural «onde os fotógrafos poderão captar as melhores imagens».

A capacidade hoteleira é um dos aspetos que mais preocupa a organização dos Jogos, sobretudo em áreas como a Barra da Tijuca, a área que concentrará a maior parte das instalações desportivas.