O Comité Olímpico de Portugal (COP) e a Desmor - Empresa Municipal de Desporto de Rio Maior assinaram hoje um protocolo que visa proporcionar aos atletas melhores condições de treino com vista à sua participação nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Ao abrigo do documento, que renova as condições que já existiram no anterior ciclo olímpico, que terminou em 2012, em Londres, o COP vai apoiar financeiramente o Centro de Estágio e Formação Desportiva de Rio Maior para que este preste aos atletas que frequentam o programa de preparação olímpica apoios nas áreas médica e paramédica, nomeadamente no âmbito da fisioterapia.

«Com este pequeno apoio de natureza financeira queremos melhorar a qualidade da oferta dos serviços disponíveis aos atletas», frisou o presidente do COP, José Manuel Constantino, acrescentando que o protocolo é também «o reconhecimento da importância que tem o facto de nesta cidade se ter criado uma centralidade em torno do desporto e da preparação desportiva e olímpica».

Além do Centro de Estágios e Formação Desportiva, Rio Maior tem ao dispor dos atletas um Centro de Preparação Olímpica e um Centro de Alto Rendimento de Natação.

«Pelo que todos nos transmitem e nos deixam como mensagem, Rio Maior oferece condições de excelência no apoio ao alto rendimento. Quando todos os apoios escasseiam, damos hoje aqui um sinal muito importante para a vida dos que, com o seu esforço e dedicação, representam Portugal ao mais alto nível competitivo», analisou Carlos Coutinho, presidente da Desmor, agradecendo ao COP todo o apoio prestado.

A assinatura do protocolo contou ainda com a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, que considerou que este é «mais um momento solene» na história do centro de estágios. «Para nós, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam hoje», frisou a autarca.