O atleta paralímpico cabo-verdiano, Gracelino Barbosa, recordista mundial nos 110 metros barreiras realizado em Praga, República Checa, traçou esta sexta-feira como a próxima meta a conquista de medalhas nos Jogos Olímpios de Rio “Brasil”, em 2016.

Recordista do mundo para atleta paralímpico (T/F -20) deficiência intelectual, Gracelino Barbosa traçou esta meta após a visita de cortesia ao primeiro-ministro, tendo aproveitado a ocasião para agradecer o apoio e o envolvimento do Governo em viabilizar a sua participação em provas internacionais.

O atleta, residente em Portugal, considerou de «muito boa e gratificante» esta receção, considerando mesmo tratar-se de uma grande ajuda para regressar a Lisboa com muita mais força para as próximas competições, alegando que o apoio que tem vindo a receber em Cabo Verde está a ter grandes efeitos na sua carreira.

Em relação a grandes vitórias nos palcos internacionais, Gracelino Barbosa disse ser fruto de uma luta realizada todos os dias, «com muito trabalho e sacrifício» e que os patrocínios recebidos na sua terra natal tiveram um impacto direto na sua vitória mundial.

Já a ministra do Desporto, Fernanda Marques, que acompanhou o atleta nesta audiência ao chefe do Governo, disse que esta receção representa a vitória do Gracelino Barbosa e de Cabo Verde.

«Isto, pela forma como soube trazer ao mundo a bandeira cabo-verdiana e o desenvolvimento das nossas capacidades», disse.

Fernanda Marques afirmou que o Governo continua a ser o principal patrocinador de todas as modalidades desportivas em Cabo Verde e que, à luz da Lei do Desporto Cabo-verdiano, ultrapassadas as burocracias, o atleta vai ser devidamente galardoado pelo feito conquistado a nível mundial.

Ao longo deste ano, Gracelino Barbosa conquistou ainda a Medalha de Ouro nos 400 metros barreiras no 9º Campeonato do Mundo, realizado de 9 a 16 de Junho, em Praga, onde também conquistou a Medalha de Prata (vice-campeão Mundial) nos 200 e 400 metros, tendo igualmente batido o record africano nos 100 metros (11 segundos e 40 centésimos) e salto em comprimento (6,34 metros).