O esclarecimento da RTP surge um dia depois da SportTV, canal de desporto codificado, ter anunciado que será a televisão oficial em Portugal dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014 e dos Jogos de Verão Rio2016.

«A RTP concluiu recentemente o processo de aquisição dos direitos de transmissão televisiva dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, pelo que é Televisão Oficial dos Jogos Rio 2016», diz o comunicado da RTP, especificando que o canal adquiriu «os direitos exclusivos de transmissão na TV portuguesa das Cerimónias de Abertura, Encerramento e uma modalidade à escolha e cuja transmissão em direto, em Portugal, só ocorrerá na RTP».

A RTP adquiriu ainda os direitos exclusivos para exibir em canal aberto, «em direto ou diferido», 200 horas dos Jogos Olímpicos de 2016, «que é mais do que alguma vez foi transmitido em canal aberto na TV portuguesa».

«Por opção, justificada pela ausência de atletas portugueses de relevo e pela inexistência duma prática consolidada das modalidades de inverno em Portugal, a RTP optou por não adquirir quaisquer direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno – Sochi 2014», justifica a nota.

O canal público terá também os direitos exclusivos dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.

«Como sempre na sua longa história, a RTP será o único canal em condições de oferecer gratuitamente aos portugueses o melhor e o mais relevante dos Jogos Olímpicos», conclui o comunicado.