O orçamento para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, será de 7 mil milhões de reais (2,13 mil milhões de euros), oriundos de patrocinadores privados, venda de ingressos e apoios do Comité Olímpico Internacional.

"Os bons resultados alcançados com patrocínios e licenciamento permitem-nos prever receita privada suficiente para cobrir os custos descritos no orçamento apresentado hoje", afirmou o diretor executivo do comité dos Jogos Rio2016, Sydney Levy.

Segundo o executivo, a ideia é que não seja necessário a entrega de dinheiro público ao comité organizador.

"Estamo-nos a esforçar para alcançar uma contribuição nula de recursos públicos", ressaltou, durante apresentação dos números de 2016, em conferência de imprensa, no Rio de Janeiro.

O valor de patrocínios privados previsto em 2008, na altura da candidatura, era de 4,2 mil milhões de reais (1,27 mil milhões de euros), mas aumentou em 31,89 por cento, em linha com a inflação acumulada desde então, passando para 5,5 mil milhões de reais (1,67 mil milhão de euros).

Além deste ajuste, o orçamento original teve um aumento devido à entrada de dois novos desportos ao programa olímpico (râguebi de sete e golfe, além de duas novas modalidades paralímpicas (canoagem e triatlo).

Os responsáveis apontam ainda para um "aumento acima da inflação" dos salários dos trabalhadores no Rio de Janeiro, além da necessidade de "adaptações" no projeto da Aldeia Olímpica, e da "implementação de melhorias tecnológicas e novas exigências regulamentares".