O antigo canoísta José Garcia, primeiro português a vencer uma medalha em Mundiais na modalidade, vai ser o chefe da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio2016, disse hoje à Lusa fonte oficial do Comité Olímpico de Portugal (COP).
José Garcia, de 49 anos e natural de Vila do Conde, foi vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, durante os mandatos de Mário Santos, que foi chefe da missão olímpica em Londres2012 e que estava indigitado para o Rio2016, antes de abdicar de todos os cargos desportivos, incluindo a vice-presidência do COP.
Em Londres2012, José Garcia foi adjunto de Mário Santos, tendo sob a sua alçada a coordenação da aldeia que juntava os atletas de remo e canoagem.
Antigo atleta de atletismo, ciclismo e remo, foi na canoagem que alcançou os melhores resultados, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Seul1988, Barcelona1992 e Atlanta1996, tendo sido sexto em K1 1.000 metros na competição espanhola, naquele que era o melhor resultado da modalidade até à medalha de prata em K2 1.000 metros de Fernando Pimenta e Emanuel Silva em Londres2012.
José Garcia, mestre em Estudos da Criança e licenciado em Educação Física, que leciona atualmente na Escola E.B. 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, em Vila do Conde, foi distinguido com medalhas de mérito desportivo, pelo Estado português e pelo município vila-condense, e de mérito “Nobre Guedes”, pelo COP.
Além de treinador de canoagem do Clube Fluvial Vilacondense, foi também responsável técnico de atletas das seleções nacionais, entre os quais José Ramalho, vice-campeão europeu e mundial de maratonas, assim como responsável pela organização de competições, como os Europeus de canoagem de velocidade, em 2012 e 2013, em Montemor-o-Velho, e do Mundial de canoagem de surfski, em Esposende.
De acordo com a mesma fonte, José Garcia foi eleito chefe de missão olímpica para Rio2016 na segunda-feira, por unanimidade, em reunião da comissão executiva do COP.