O novo chefe de missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro2016, José Garcia, assumiu esta terça-feira sentir-se “honrado e feliz” por prosseguir a sua ligação ao “desporto e olimpismo”.
“Sinto uma enorme honra por o presidente do COP, José Manuel Constantino, e os seus colegas da Comissão Executiva reconhecerem em mim a capacidade de trabalho para o desempenho de um cargo de tão grande responsabilidade e prestígio. Sinto-me feliz por desta forma, continuar a minha relação de longa data com o desporto e o olimpismo”, resumiu.
Em declarações reproduzidas no sítio oficial do COP, o antigo canoísta diz que este será um “momento ímpar” na sua longa carreira no desporto – atleta olímpico, treinador de alta competição e dirigente federativo – e reconhece que a sua experiência como atleta “será fundamental”.
“É sem dúvida mais uma ferramenta que possuo e que ajudará a entender e atender as necessidades dos atletas tornando-se um contributo para que atinjam os resultados desejados”, completou.
O dirigente pretende “reunir as melhores condições que o país possa oferecer, para que todos aqueles que se consigam apurar para representar Portugal integrando as missões do COP atinjam os seus objetivos".
José Garcia sucede na Chefia de Missão a Mário Santos, de quem foi vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem no percurso de referência marcado por 76 medalhas entre Europeus e Mundiais, entre finais de 2004 e 2013.
"Devemos guiar-nos pelos bons exemplos e as missões lideradas pelo Mário Santos, pela sua excelência, são bons exemplos que simultaneamente criam novos desafios e facilitam pelos ensinamentos que transmitem", frisa.
José Garcia, que a 10 de fevereiro completou 50 anos, é natural de Vila do Conde, foi vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, durante os mandatos de Mário Santos, que foi chefe da missão olímpica em Londres2012 e que estava indigitado para o Rio2016, antes de abdicar de todos os cargos desportivos, incluindo a vice-presidência do COP.
Em Londres2012, José Garcia foi adjunto de Mário Santos, tendo sob a sua alçada a coordenação da aldeia que juntava os atletas de remo e canoagem.
Primeiro português a vencer uma medalha em Mundiais na canoagem, José Garcia é mestre em Estudos da Criança e licenciado em Educação Física, sendo professor em Vila do Conde.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.