A escolha de José Garcia para Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro2016 foi recebida com "honra e enorme orgulho por toda a canoagem" nacional, garantiu esta sexta-feira a federação portuguesa da modalidade.
"A recente nomeação de José Garcia, sucedendo a Mário Santos, é uma honra e um enorme orgulho para toda a canoagem. José Garcia é um expoente máximo do desporto português e uma das maiores referências da canoagem nacional e internacional", diz a federação, em documento enviado à Lusa.
Os elogios da equipa agora liderada por Vítor Félix ao vice-presidente da federação de canoagem entre 2004 e 2013, até à saída de Mário Santos, que substitui na chefia de Missão, são claros: "Um homem de eleição com características ímpares de liderança, rigor e enorme competência".
O organismo recorda que o professor vila-condense de 50 anos obteve "o melhor resultado de Portugal nos Jogos Olímpicos de Barcelona1992 (sexto) e conseguiu a primeira medalha da canoagem portuguesa em Mundiais absolutos", em 1989, na Bulgária.
A federação de canoagem lembra ainda que o seu antigo dirigente, que participou nos Jogos de Seul1988 e Atlanta1996, foi "organizador de dois Campeonatos Europeus de enorme sucesso e líder da equipa que conquistou a única medalha olímpica em Londres 2012".
"A Federação Portuguesa de Canoagem não tem dúvidas que a representação de Portugal nas próximas Olimpíadas terá enorme sucesso e constituirá, certamente, mais uma página brilhante de Portugal, do desporto, da canoagem e de José Garcia", conclui.