O atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, vai ter oito finais de pista durante as sessões da manhã, anunciou hoje a IAAF, após a reunião do conselho do organismo, em Monte Carlo.

Essas finais juntam-se às já cinco tradicionalmente matinais provas de maratona e marcha, para um total de 13 (em 47) medalhas de ouro atribuídas de manhã, uma alteração que visa atender aos interesses dos espetadores da Europa, que verão a transmissão em direto "desfavorecidos" por cinco horas de diferença no fuso horário.

A solução já tinha sido adotada em Seul 1988, exatamente pelos mesmos motivos agora assumidos.

"Finais de manhã foi um pedido do Comité Organizador do Rio, com o apoio do Comité Olímpico Internacional, e desse modo o atletismo assegura o máximo de seguimento nos Jogos em todas as zonas horárias", explicou Paul Hardy, diretor de competições da IAAF.

A primeira das finais matinais será a dos 10.000 metros femininos, logo no primeiro dia - uma prova para a que a portuguesa Jéssica Augusto já tem mínimos.

"Obviamente, esperamos que essa seja uma corrida emocionante e marque a tónica para todo o programa de atletismo do Rio", acrescentou Paul Hardy. "Os melhores fundistas gostarão desta mudança no programa, porque competem muitas vezes de manhã durante todo o ano, em estrada ou corta-mato e estão acostumados a esse horário.

Em cada uma das seis manhãs do programa do atletismo no Rio haverá pelo menos uma final, e em nove dos dez dias do programa haverá finais, explicou ainda Hardy.

Os Jogos Olímpicos de Verão disputam-se no Rio de Janeiro entre os dias 05 e 21 de agosto de 2016.