O Comité Olímpico Internacional (COI), que tinha demonstrado a sua preocupação quanto a atrasos na preparação dos Jogos Olímpicos do Rio, considerou hoje que foram feitos “grandes progressos”, a pouco mais de 600 dias do arranque da competição.

“Foram feitos progressos na construção da vila [olímpica]. Cerca de 200.000 voluntários foram recrutados, mais do que o previsto. Mas não há tempo a perder, só faltam 20 meses”, disse o porta-voz do COI, Mark Adams, em nome do vice-presidente John Coates, na sequência da primeira jornada da reunião da comissão executiva do COI, no Mónaco.

O comité de organização do Rio2016, pela voz do seu presidente Carlos Nuzman, apresentou à comissão executiva o relatório dos progressos, tendo a apresentação sido “muito boa”.

“A 600 dias da cerimónia de abertura, ainda temos de fazer ajustes, o que é normal”, acrescentou Nuzman.

No entanto, algumas instalações estão atrasadas, caso dos estúdios de televisão que serão entregues ao COI com cerca de três meses de atraso, ou seja, a 31 de outubro.

Os estúdios e outras instalações deviam, em teoria, estar concluídos, pelo menos, um ano antes do arranque dos Jogos Olímpicos, marcado para 05 de agosto de 2016.