O Comité Olímpico de Portugal (COP) revelou esta quinta-feira que, ao longo de 2015, vão ser preenchidas mais de 40 por cento das vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, num total de 42 modalidades.

Em nota publicada no site do COP, a entidade especifica que 42 modalidades começarão o processo de qualificação, quer em provas específicas de apuramento, quer através dos respetivos "rankings" mundiais, que começarão a contar para efeitos de qualificação olímpica, e lembra que, até ao final de 2014, apenas nove modalidades o tinham feito.

"Apesar de existirem algumas datas por definir, em determinados desportos, é certo que 4.600 vagas para os Jogos Olímpicos ficarão já definidas no presente ano. Um valor que, somado aos apuramentos já garantidos em 2014, fecha já 47,6 por cento das vagas (10.500) para o maior evento multidesportivo do mundo", diz ainda o comunicado, que indica que o hóquei será a única modalidade a ficar já totalmente fechada durante 2015.

O COP destaca que Portugal terá várias dezenas de atletas a lutar pela conquista destas vagas, após já ter assegurado em 2014 a presença no Rio de Janeiro (Brasil) na modalidade de vela, com uma embarcação na classe Laser e outra na classe 49er, tendo por isso a certeza do apuramento de três atletas para os Jogos Olímpicos do Rio.