O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio2016 anunciou hoje seis cidades aptas para receber jogos de futebol durante o evento, acrescentando Manaus, na Amazónia, às cinco inicialmente previstas.

As cidades indicadas foram São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus, além do Rio de Janeiro, que cumpriram os requisitos técnicos, logísticos e financeiros estabelecidos. Para serem confirmadas como sedes, ainda precisam de aprovação da FIFA, que deverá ser feita até março.

Entre as cidades indicadas, destacam-se Manaus e Salvador, na Bahia, que foram alvo de críticas durante o Mundial2014 devido às altas temperaturas e elevados níveis de humidade. Na primeira fase, Portugal enfrentou a Alemanha na capital da Bahia e defrontou os Estados Unidos na cidade da Amazónia.

"Nada é mais emblemático do que a Amazónia," disse o presidente do Comité Organizador, Carlos Nuzman, acrescentando que os Jogos Olímpicos deverão ser os "Jogos do Brasil" e não só do Rio de Janeiro.

No mês passado, Nuzman afirmou que a FIFA tinha manifestado preocupação pela hipóteses de os relvados dos estádios no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Salvador não aguentarem uma utilização intensa nas fases iniciais dos torneios olímpicos, levando a organização a propor oficialmente a cidade de Manaus.

O torneio masculino será disputado por 16 países e o feminino por 12. O sorteio dos grupos acontecerá em abril de 2016.