Várias obras para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, ficaram hoje paralisadas, devido a uma greve dos trabalhadores que pretendem um aumento do salário.

“O Estádio Engenhão, o complexo Deodoro, as obras no Aeroporto Internacional, o porto, as linhas de metro do sul e as estradas sofreram paralisação de cerca de 70%”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Nilson Duarte Costa.

Já a empresa responsável pelas obras disse que apenas o setor norte da obra do complexo Deodoro, que receberá provas de 11 modalidades, foi atingido pela greve, e que esta paralisação não teve consequências dramáticas para o andamento das obras.

Ainda assim, segundo o número do sindicato, estima-se que 10 mil trabalhadores aderiram à greve, que está prevista que dure toda a semana. Precisamente neste período, uma delegação do Comité Olímpico Internacional (COI) tem agendada uma visita ao Rio de Janeiro para averiguar o andamento das obras, sendo que nas últimas visitas o COI tinha já alertado para alguns atrasos, em especial no campo de golfe, na pista equestre e no velódromo.

Na sexta-feira, os grevistas e a empresa reúnem no Tribunal Regional do Trabalho, para tentarem chegar a um entendimento.

Os Jogos Olímpicos de 2016, os primeiros realizados na América do Sul, decorrem no Rio de Janeiro entre 05 e 21 de Agosto.