O Chefe de Missão de Portugal aos Jogos de Olímpicos Rio2016 admitiu haver alguma preocupação com o andamento das obras, mas que espera que a organização consiga ter tudo pronto a 05 de agosto de 2016, data da cerimónia de abertura.

“Claro que a preocupação é grande, porque é sabido que há alguns meses o próprio vice-presidente australiano do Comité Olímpico Internacional manifestou a grande preocupação que tinha em relação à capacidade do Rio para organizar os Jogos. Passadas algumas semanas, o Comité Olímpico Internacional veio reafirmar o seu apoio à organização”, disse o José Garcia.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente referiu que “há um grande envolvimento por parte da organização dos Jogos”, lembrando a passagem do diretor do evento por Portugal há pouco tempo.

“Penso que agora as coisas estão em melhor plano organizativo. As obras atrasadas estão mais aceleradas. Esperemos que sejam capazes de organizar a tempo aquilo que tem de ser feito, que é haver o palco para as competições”, afirmou.

José Garcia lembrou que de 16 e 21 de agosto terá o seminário dos chefes de missão, em que ficará com o melhor noção do estado em que estão as obras.

“Teremos também oportunidade de visitar os locais de competição e nessa altura seremos mais ricos de conhecimento em relação ao estado das coisas”, garantiu.

Os Jogos Olímpicos Rio2016 realizam-se de 05 a 21 de agosto de 2016.