O Rio de Janeiro vai iniciar na quarta-feira a contagem decrescente do último ano antes dos Jogos Olímpicos de 2016, numa cerimónia que contará com a presença da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, a cerimónia de quarta-feira, que dará início à contagem descendente de um ano para os Jogos, terá a presença de Dilma Rousseff, do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comité Rio2016, Carlos Arthur Nuzman.

No evento estarão ainda representantes de dez delegações internacionais e vários atletas medalhados em edições anteriores dos Jogos, com os cantores Diogo Nogueira, Roberta Sá e Zeca Pagodinho a fecharem a cerimónia com nove músicas que contam a história do Rio.

O município do Rio de Janeiro organiza no próximo fim de semana, em parceria com os governos estadual e federal, a Maratona Cultural Cidade Olímpica, com espetáculos, atividades e exposições gratuitas ou com preços acessíveis, em diversos teatros, parques, museus e bibliotecas de toda a cidade.

A cidade ‘carioca’ já está desde sábado a sentir um pouco do espírito olímpico, com competições como o evento mundial de paratriatlo, realizado no sábado, em Copacabana, que teve a participação de 60 atletas de 15 países.

No dia seguinte, realizou-se uma prova de qualificação de triatlo, na mesma praia, e que contou com 210 participantes de 25 países.

As provas fazem parte do calendário de eventos-testes organizados pelo Comité Organizador dos Jogos Rio2016, que preparou um percurso de triatlo com dificuldades adicionais, aproveitando as características climáticas e topográficas da cidade.

Por exemplo, a partida da competição de natação já exigiu mais dos competidores, que tiveram de correr pela areia, e não a partir de uma plataforma fixa, até atingir o mar. O percurso de 1,5 km nas águas fortes da praia de Copacabana foi bastante diferente da prova realizada em Londres em 2012, que se disputou aconteceu num rio artificial, em águas sem corrente.

As competições de teste continuam durante esta semana, com o Mundial júnior de remo na Lagoa, na quarta-feira, ou um concurso internacional nas instalações do Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro.