A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016 será acesa, como é tradição, na cidade grega de Olímpia, a 21 de abril, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI).

A tocha, que foi apresentada publicamente em julho pela presidente brasileira Dilma Rousseff, viajará durante uma semana pelo país onde nasceram os Jogos, rumando a Atenas, antes de partir para o Brasil.

O dia 27 de abril, a tocha será entregue na capital grega aos representantes do Rio2016, que vão transportar o fogo olímpico de avião até ao Brasil, o primeiro país sul-americano a organizar o maior evento desportivo a nível mundial.

A 03 de maio, o fogo olímpico iniciará, em Brasília, uma viagem de 95 dias, durante os quais passará pela mão de 12.000 pessoas que, em setores de cerca de 200 metros, percorrerão 20.000 quilómetros.

O objetivo da viagem é que o maior número de pessoas possa disfrutar do percurso da tocha olímpica para, de acordo com o Comité Olímpico do Brasil (COB), “aumentar a participação do povo brasileiro nos Jogos, poder contar histórias do país e promover celebrações diárias”.

A tocha chegará ao seu destino final a 05 de agosto, quando desfilará no mítico estádio do Maracanã, onde será acesa a chama olímpica, que só será apagada a 21, data da cerimónia de encerramento.